Lilypie 1st Birthday Ticker
Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007

Lasik eye surgery

Para responder às perguntas que me foram deixando no post que anunciava a cirurgia, aqui fica: Esta operação era um desejo muito antigo. Ainda eu não tinha conseguido dar o passo para as lentes de contacto já colocava nos meus planos futuros a cirurgia aos olhos. Mas foi ficando adiada, adiada.
Primeiro porque tinha que parar o crescimento, depois porque a graduação deveria estabilizar*, depois surgiu astigmatismo para juntar à miopia e ainda não se corrigia isso, e o dinheiro claro.
Com o fantástico seguro de saúde do trabalho e várias colegas minhas a fazer a operação tudo se proporcionou, e quando uma colega minha fez a operação há cerca de um ano eu fiz as continhas e decidi fazer uns meses depois do bebé nascer.

Cuidados antes da operação foram apenas a consulta e exames prévios e deixar de usar as lentes um ou dois dias antes da cirurgia.

Quando finalmente chegou a minha vez de fazer a cirurgia (aquilo atrasou-se umas 4 horas!) vestiram-me uma bata (por cima da minha roupa), touca a prender os cabelos e botinhas por cima dos sapatos. Deram-me um benuron e meio calmante e começaram a pôr-me gotas nos olhos. Fica-se à espera um bocadinho que as gotas façam efeito (anestesiante, claro!).

Depois lá fui eu para a sala. Estava cheia de senhores "in scrubs" ;), não estava à espera de tanta gente.

A parte mais difícil foi o agarrarem o olho. Já umas horas antes tinha falado disto com a minha colega, ela dizia que isto não custava nada, que depois das gotas, abriam o olho e antes de darmos conta já tava a coisa agarrada.
Comigo não foi bem assim. Custou e muito. É difícil abrir bem o olho. E mantê-lo quieto...

Lá estava eu a respirar fundo, porque com a tensão o olho aumenta e fica apertado contra o anel de ferro que segura o olho, e não há gotas milagrosas que valham, magoa um bocadinho.

Depois foi tentar relaxar e olhar para as luzinhas. Eu tentei levar a coisa na desportiva e só pensava  "respira fundo, olha para as luzinhas bónitas". É um pouco surreal porque vemos tudo o que estão a fazer, películas para cima e para baixo, limpar o olho... enfim. Respirar fundo e olhar para as luzinhas e tentar ignorar o cheiro a queimado. A operação é um instante.

E depois de um olho, o outro a seguir.

A seguir à operação não estamos ceguetas mas quase. Conseguimos ver, mas tudo está muito nublado, muito turvo, muito desfocado.

Tive de dormir com umas palas transparentes nos olhos, para os proteger. E no dia seguinte continuamos a ver tudo nublado e vamos colocando gotas de três em três horas.
No dia a seguir à operação fui vista pelo médico. Um olho mais adiantado que o outro (eu queixava-me de algumas dores no olho direito).

Não há milagres, a recuperação vai-se fazendo.

Agora gotas três vezes ao dia e depois de uma semana, só gotas à noite.

Ainda não vejo muito bem, ou melhor... vejo hiper bem do olho esquerdo (visão próxima dos 133% em vez de 100%) e do direito um bocado mal. O olho direito está um bocado atrasado. Não há milagres.

Perguntei à minha colega quanto tempo tinha levado a ver mesmo bem. Diz-me três meses! Bolas, não estava à espera de milagres mas nunca pensei que fosse tanto tempo.

É muito bom andar sem lentes e sem óculos :D

*a minha nunca esteve completamente estável, mas o aumento que teve nos últimos 4 anos foi considerado não significativo pelo médico
sinto-me: feliz mas um pouco cegueta
publicado por Claudia Borralho às 15:01
link do post | comentar | favorito
|
42 comentários:
De handsoftime a 19 de Dezembro de 2007 às 17:14
Ai! Eu estou tão apreensiva! Quando soube que era só com uma gotinhas julgava eu que era anestesia geral... quando o maridão me disse quase desisti! Continuo à espera!
De geni a 12 de Dezembro de 2009 às 18:33
Ola ,fiz a cirurgia de lasik ha 10 dias, o que posso falar e que estou super feliz,sai enchergando perfeito,realmente a anestesia e so um colirio,mas nao senti nehuma dor,nenhuma, e muito rapido tambem.agora peço a quem for fazer pra procurar um bom profissional. ha e tem tambem um aparelinho que deixa os olhos abertos,nao precisa ficat tentando arregalar os olhos, como alguns leitores disse.
estou super feliz,e agradecendo a deus a td momento.boa sorte
De João a 8 de Abril de 2011 às 10:33
Para mais informação sobre LASIK em Portugal, visitem o blog lasikportugal.blogspot.com
São inúmeros os comentários nos foruns em Portugal nada abonatórios em relação ao Lasik, e aos oftalmologistas que o praticam. No blog encontram-se casos em Portugal, desde transplantes de cornea, passando por quem continua a usar óculos depois do lasik, até quem ficou incapacitado.

lasikportugal.blogspot.com
De Anónimo a 13 de Abril de 2011 às 13:16
Toda a informação que o seu oftalmologista de lasik não lhe dará em:

http://lasikportugal.blogspot.com
De amigato a 10 de Maio de 2012 às 01:57
Mas, se tiver + de 30 anos, e for fazer o Lasik ou PRK, opere apenas um olho, pois caso não fizer assim, próximo aos 40 anos ganhará um par de óculos, devido à Presbiopia que acomete todos, sem exceção e terás então de usar óculos p/ perto (mesmo c/ a miopia zerada)! E, se operar apenas UM olho( o mais míope!) c/ Lasik ou PRK, daí usarás um olho p/ visão próxima e o outro p/ visão à distância, não precisando de óculos aos 40 anos. Quem desejar, pesquise 'MONOVISÃO' !
De Sofia a 19 de Dezembro de 2007 às 21:58
Também gostava de fazer essa operação... mas tenho tanto medo... :(

Foi muito caro?
De Claudia Borralho a 20 de Dezembro de 2007 às 08:26
Sem seguro é mesmo muito caro, mas acho que a clínica também tem acordo com a ADSE, porque não te informas?
Falamos sobre isto na sexta, ok?
De sara a 2 de Abril de 2008 às 15:42
estive a ler o seu blog em que fala da operação aos olhos lasik
estou interessada em fazer só que não tenho seguro e gostaria de saber a clínica onde fez para saber se têm acordos com ADSE uma vez que eu tenho.
muito obrigada
sara
De geni a 12 de Dezembro de 2009 às 18:35
Ola sofia,eu paguei 3,500 pela cirurgia, e estou super satisfeita.boa sorte
tenha muita fe em deus que td da certo
De ana rita nunes a 20 de Dezembro de 2007 às 19:28
Eu tenho 2 dioptrias de astigmatismo em cada olho, é mt astigmatismo. Quando falei na operaçao ao meu oftalmologista ele disse-me logo que não aconselhava porque ia ter que andar com óculos na mesma... não dá ;(
De Maria a 3 de Junho de 2008 às 21:35
Resolvi partilhar a minha experiência, porque foi através de muita pesquisa de blogs e sites que me ajudou a tomar a minha decisão, e assim, espero também ajudar alguem que tenha dúvidas ou receios como eu tiinha.

Tinha 5,5 dioptrias em cada olho e 3 de astigmatismo, usei óculos desde os 5 anos de idade até aos 18 e depois comecei a usar lentes semi-rigidas durante 21 anos. Desde Janeiro comecei a fazer infecções oculares constantes e os meus olhos rejeitaram as lentes, ou seja, tive de tomar uma decisão!!!!!!!!

Fiz a cirurgia lasik em Maio no Instituto CUF da Senhora da Hora (Porto) e não passei por nada do que a Claudia passou, foi tudo muito mais fácil.

Eu estáva extremamente nervosa e o médico foi impecável, conversou comigo toda a cirurgia para me descontrair. Entrei para uma salinha ás 12.20 para colocar umas gotinhas (anestesia) nos olhos e vestir uma bata verde e uma touca, cerca de 5 minutos depois lá fui eu para a sala de cirurgia. Deitei-me, deram-me 2 bolinhas de borracha para as mãos para eu apertar e descontrair e lá se iniciou o processo. O essencial neste tipo de cirurgia é colaborármos e descontrair, afinal, é para nosso bem.......

Fiz primeiro ao olho direito e depois ao esquerdo, foi muito simples, completamente indolor e não faz qualquer tipo de impressão (imagine uma ída ao dentista). Depois de concluida, fui levada para uma sala escura durante uns 10 minutos e lá veio de novo o médico examinar-me os olhos para ver se estava tudo bem, felizmente correu tudo bem.

Vim para casa, aí sim, passada uma hora os olhos choram muito e picam, coloquei as gotas que me foram medicadas, tomei um benuron e dormi toda a tarde. Quando acordei já via alguma coisa..... claro que a visão ainda estava turva mas percebia que apesar disso via melhor do que antes se tirásse os óculos ou as lentes. Nunca tive dores.

No dia seguinte, já via nitidamente!!!!!!!!! Tenho olhos claros e nem por isso ficaram vermelhos, estáva impecável, se não contásse a ninguem, as pessoas não se iriam aperceber de nada.

Coloquei as gotas por mais 15 dias e a visão ía melhorando dia para dia. Fui trabalhar 2º Feira (porque fui operada na 6ª Feira) e trabalhei o dia todo normalmente ao computador sem me fazer qualquer impressão.

Fui ao médico 5 dias depois e fiz novos exames e a minha visao ficou corrigida na totalidade ao longe e ao perto, sem ter qualquer graduação, ficou tudo a zero.

Hoje, ainda nem passado 1 mês, estou feliz!!!!!!!! Mas ainda ás vezes me esqueço e antes de dormir vou para a casa de banho "tirar as lentes".......

Portanto, não há que ter medo, não fiquei com qualquer efeito colateral (nem intolerância ao sol e á luz, nem hiatos á noite, nem nada), simplesmente espectacular......

Agradeço sim, aos inúmeros testemunhos que li em vários blogs, á minha familia que muito me apoiou numa decisão que não é muito fácil tomar e á clinica onde fiz a cirurgia.

Portanto, não tenham receio..... é mais fácil que ir ao dentista..... mesmo.
De Jorge Teixeira a 11 de Novembro de 2008 às 20:49
Boas, tenho de facto lido muitos blogs, e o teu talvez fosse do que me trouxe mais confiança. Tb espero ser operado na CUF, já me disseram que ronda os 2000 euros ou mais, mas não me importo se deixar de usar lentes. Tenho 4 diopetrias de astigmatismo em cada olho. Não sei se será vantajoso para mim, vamos ver o que o médico diz, por acaso não tens o nome do médico que te operou ? ;) fazia-me jeito, se poderes envia para o meu email, jteixeira.porto@gmail.com. Obrigado
De Claudia Sousa a 26 de Novembro de 2008 às 18:03
boa tarde, gostaria de saber por quanto lhe ficou a cirurgia lasik ? tambem gostava de fazer tenho algum receio pois sou muito sensivel e tenho medo.
De patixia a 1 de Fevereiro de 2010 às 14:59
Maria,

a tua cirurgia na CUF foi paga a titulo particula?? pedi autorização ao meu seguro d saúde, mas veio recusada por estar nas exclusões das condições gerais.
obrigada
De Bruno teixeira a 31 de Janeiro de 2012 às 13:28
Ola Maria boa tarde.
Desde ja agradeço imenso o seu testemunho, acalmou-me bastante. Eu tambem vou ser operado no Instituto da Cuf nesta 5ºfeira (faltam 2 dias) e confesso que estou numa pilha de nervos e com medo medo.
Gostaria de falar melhor consigo para esclarecer algumas duvidas que ainda tenho.
Quem foi o medico que a operou?? meu irá ser o Dr. Pedro Meneres.
Nao se sente realmente dor nenhuma?? É verdade que parece que apenas estao apontar na direçao do olho pelo facto de nao se sentir nada??

Obrigado
Bruno Teixeira
De Sofia Miranda a 5 de Novembro de 2012 às 00:17
Depois de muitos anos de desejo foi das melhores decisões da minha vida. E tão bom acordar e olhar para o lado a ver tudo!
Nos primeiros dias ainda esticava a mão para ajeitar os óculos no nariz, mas já estava a ver bem sem nada...
O laser e demais, são uns minutinhos e depois uns dias de gotas.
Aprovacao só tive depois de fazer uns exames e de estar estável Fiz por 360€ os dois olhos, com a comparticipação da ADSE particular era 1000€ cada olho).
O meu medico (Dr. Pedro Meneres) e muito profissional e tranquilo explicou-me tudo passo a passo. Super recomendo
De Ines a 12 de Junho de 2008 às 23:55
Olá boa noite!
eu fiz lasik à cerca de 3 meses e ainda tou a ver pouco nitido do olho esquerdo, sendo que o direito recuperou quase 24h depois da cirurgia.
Gostaria de saber se também recuperou em tres meses ou se demorou mais algum tempo?
é que já estou a ficar assustada com o facto de nao melhorar.
Obrigada
De Claudia Borralho a 14 de Junho de 2008 às 13:57
Olá Inês
Passado um mês já via completamente bem dos dois olhos.
Mas há quem leve mais tempo a recuperar a visão perfeita. O mais importante é manter as consultas periódicas pós-operatório com o seu oftalmologista e falar com ele caso esteja preocupada.
De Anónimo a 15 de Junho de 2008 às 01:19
Olá Inês

Não, comigo não foi assim. Passado 2 dias já estava a trabalhar o dia todo ao computador e sem qualquer "nuvem" em ambos os olhos. Mas, cada caso é um caso, sei de pessoas que demoram mais tempo, eu felizmente foi tudo muito rápido. Tem é de manter a medicação durante algum tempo como o médico deve ter indicado, mas acho que não deve preocupar-se. Força.
De Maria a 15 de Junho de 2008 às 01:20
Não, comigo não foi assim. Passado 2 dias já estava a trabalhar o dia todo ao computador e sem qualquer "nuvem" em ambos os olhos. Mas, cada caso é um caso, sei de pessoas que demoram mais tempo, eu felizmente foi tudo muito rápido. Tem é de manter a medicação durante algum tempo como o médico deve ter indicado, mas acho que não deve preocupar-se. Força.
De Antonio a 30 de Julho de 2008 às 16:24
Toda a gente diz que correu bem a operação e que o instituto cuf na senhora da hora é muito bom etc.. mas o que eu queria saber é quanto custa lá no instituto da cuf a cirurgia lazer lasik aos dois olhos! Se alguem me souber responder agradecia!
De Anónimo a 24 de Setembro de 2008 às 17:38
pois, também ando num dilema, tenho muita vontade de fazer a operação, mas tenho receio de ir gastar tanto dinheiro e não largar de vez a cangalhas!
De Anónimo a 24 de Setembro de 2008 às 17:47
Vera

Há alguém que tenha feito em lisboa que me possa dar uma opinião? já fui a um médico e em princípio é aí que vou fazer leva 1000eur cada olho, mas se alguém tiver tido uma boa experiência agradecia uma opinião.
De lina coelho a 14 de Outubro de 2008 às 15:14
olá !Chamo-me lina e vou fazer a lasik no hospital da luz dia 28/10/2008 em Lisboa e vou pagar 350,00€( com acordo com a adse ).Espero que esta informação te ajude nalgum aspecto.
De Vera a 15 de Outubro de 2008 às 12:14
Olá, Lina, obg. pela resposta mas também vou dia 18 de Nov. a uma consulta ouvir outra opinião, se for positiva acho que vou mesmo avançar porque estou farta das cangalhas, é que eu além do receio também tenho a parte monetária porque como sou da Caixa Previdência como sabes não temos direito a nada, tenho a Médis mas só para as consultas, exames, etc. nestas coisas também não comparticipa. Muita sorte para a tua cirurgia e vais ver que vai correr tudo bem, depois diz qualquer coisa tá?
De Claudia Rocha a 26 de Setembro de 2008 às 18:15
Olá
Tenho miopia desde os 10 anos mais ou menos, agora tenho 28, durante mto tempo usei oculos ate poder usar as lentes de contacto, que diga-se de passagem foram uma grande invenção. Neste momento estou a ponderar seriamente fazer a cirurgia(Lasik). Há muitos anos que cada vez que vou ao medico faço a msm pergunta : Já posso ser operada??
Mas devido á miopia nao tar estacionada, não era possivél. Em Dezembro 2007, quando fui á consulta regular, ouvi o que tanto queria, já podia ser operada, mas... não naquela altura pois tava com uma grande inflamação na cornea :s Inflamação essa que me obrigou a gastar uns valentes € nuns oculos, pois os meus estavam com a graduação desactulizada devido ao facto de não os usar. Assim, como tinha gasto nos novos oculos, tinha que lhes dar uso e aguardei entao pela operação. Dia 15 de outubro tenho consulta com o meu querido médico, e vamos ver o que resolvemos. Estou muito ansiosa por fazer a operação pois tou saturada de lentes e de oculos. Só espero que tudo corra bem. Boa sorte para todos.
De Maria Valente a 28 de Dezembro de 2008 às 23:21
gostei muito de saber todos os passinhos destas operações, embora pensar nisso faz me cá um ampressão.... Bem, a minha questão é a seguinte: tenho 9 e 10 diopetrias de miopia, em cada olho, e disseram-me que com esta graduação, bem podia esquecer a cirurgia a laser.... só com a lente intraocular...gostaria de saber se alguem tem alguma experiencia a contar, com umas diopetrias jeitosas, assim como eu... e claro, se puderem dar uma luzes sobre €€€, e locais onde se podem realizar...agradecia!...

Comentar post

.mais sobre mim

. Fiz eu!

. Oriana

. Ideias de Prendas de Natal

.tags

. todas as tags

.pesquisar


.arquivos

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

badge